Você com certeza já viveu a experiência de sentir um friozinho na barriga antes de alguma apresentação ou, então, uma preocupação antes de tomar alguma decisão importante. Isso é a ansiedade e ela faz parte da nossa vida. Porém, quando esse sentimento se torna constante e de forma intensa, capaz de interferir nas atividades e rotinas diárias, ele pode indicar um transtorno de ansiedade e requer muita atenção. Hoje vamos explorar juntos os sintomas de ansiedade mais frequentes, entender como se manifestam e, principalmente, descobrir como podemos lidar com eles de maneira eficaz.
Veja tudo isso na leitura a partir de agora!
Os 10 principais sintomas de ansiedade
1 – Preocupação excessiva:
De fato, ficar preocupado é um instinto natural do ser humano em relação às incertezas da vida. No entanto, quando essa preocupação se torna crônica e desproporcional, pode ser um sinal de transtorno de ansiedade. A preocupação excessiva de forma frequente interfere nas atividades diárias, gerando um ciclo de ansiedade contínuo.
2 – Fadiga:
O cansaço após um dia agitado é normal. Porém, sentir fadiga constante e inexplicável também pode ser um sintoma de ansiedade. Aliás, constante tensão e preocupação sugam a energia e resultam em uma sensação de esgotamento, que mesmo com uma boa noite de sono, não desaparece.
3 – Insônia:
Ter dificuldade para dormir, tanto para adormecer quanto para manter o sono, é um sintoma comum da ansiedade. Afinal, a mente agitada e cheia de pensamentos preocupantes impedem que a pessoa possa relaxar da forma que precisa para ter um bom sono, levando ao caso de insônia e agravando outros sintomas de ansiedade.
4 – Dificuldade de concentração:
A ansiedade pode dificultar a concentração e o foco. Assim, a mente dessa pessoa fica constantemente distraída com preocupações e medos. Desse modo, pode afetar o desempenho no trabalho, nos estudos e em tarefas simples do cotidiano, tornando cada vez mais difícil manter a produtividade.
5 – Irritabilidade:
De fato, este é um dos sintomas da ansiedade que em muitas vezes acaba sendo negligenciado. A tensão, mental e física, constante deixa a pessoa à beira de explosões emocionais, fazendo com que ela tenha reações desproporcionais mesmo diante de pequenos estresses do dia a dia.
6 – Tensão muscular:
Da mesma forma, a ansiedade também provoca tensão física no corpo, que frequentemente resulta em dores musculares, especialmente no pescoço, e nas regiões dos ombros e costas.
7 – Palpitações cardíacas:
Palpitações ou batimento cardíaco acelerado são sintomas físicos comuns da ansiedade e, por muitas das vezes, são associados a ataques de pânico. Essas sensações podem ser assustadoras e fazer com que a pessoa evite situações ou locais onde tenha vivenciado elas anteriormente.
8 – Sudorese excessiva:
Especialmente presente nas palmas das mãos e nos pés, este é outro sintoma físico da ansiedade. Além de causar desconforto, pode aumentar a sensação de ansiedade em situações sociais, criando um ciclo difícil de ser quebrado.
9 – Problemas gastrointestinais:
A ligação que existe entre a mente e o sistema digestivo é muito forte. Dessa forma, a ansiedade pode causar uma série de problemas gastrointestinais como, por exemplo, náuseas, dores abdominais e diarreia. Sem dúvidas, esses sintomas podem ser agravados pelo estresse contínuo.
10 – Ataques de pânico:
Por fim, o sintoma representa episódios intensos e súbitos de medo extremo. Eles incluem sinais como palpitações, sudorese, tremores, falta de ar e uma sensação de morte iminente. Esses episódios podem ser aterrorizantes e levam a pessoa a ter um comportamento onde evitará realizar alguma atividade. Desse modo, acaba prejudicando a sua qualidade de vida.
Como lidar com sintomas de ansiedade?
Agora que você já viu quais são os principais sintomas do transtorno de ansiedade, está na hora de saber como lidar com eles da melhor forma.
Primeiramente, se você enfrenta este problema, é preciso reconhecer que está sofrendo com ansiedade e buscar ajuda, seja com pessoas próximas a você, como familiares e amigos, como também através de profissionais.
A terapia é uma das formas mais eficazes de lidar com a ansiedade. Afinal, conversar com um psicólogo pode ajudar a entender as causas da ansiedade e desenvolver estratégias personalizadas para começar o tratamento. Inclusive a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma das formas de terapia especialmente eficaz. Afinal, ajuda a identificar e mudar padrões de pensamento negativos para o tratamento da ansiedade.
Da mesma maneira que buscar ajuda é benéfico, é preciso também estabelecer limites saudáveis e aprender a dizer “não” sempre que necessário. Desse modo, é possível evitar uma sobrecarga e um esgotamento.
Outras medidas que podem ajudar são cuidados na própria rotina e local onde você vive, como organização do espaço de trabalho, desenvolvimento de um ambiente tranquilo, consumo de notícias positivas e afastamento de situações de estresse.
Conclusão
De fato, lidar com os sintomas da ansiedade não é uma tarefa fácil.
Então, se você ou alguém que conhece está lutando contra isso, saiba que não está sozinho. Afinal, existem diversas soluções e uma delas pode ser o que precisa.
Gostou de saber mais sobre os sintomas de ansiedade? Então, envie o conteúdo agora mesmo para quem também possa se interessar pelo assunto!
Além disso, acesse o nosso blog leia outros artigos que preparamos para você!